Preservar a natureza é investir no futuro!
José Aloísio Portes
Sou a Olivia e dediquei-me a fazer este blog para chamar a atenção para um problema que existe na sociedade:
O uso generalizado de plástico e em particular de sacos e embalagens de plástico está a ter um impacto incrivelmente negativo no nosso ambiente.
Para que possamos realmente entender este impacto negativo precisamos de informação e para que possamos substituir o uso dos sacos de plástico, precisamos de alternativas.
Nota: veja opções de embalagens ecológicas no nosso guia!
Impacto ambiental do uso de sacos de plástico
De acordo com a World Counts em todo o mundo, são usados mais de 160.000 sacos plásticos por segundo, o que ultrapassa os 5 triliões de sacos plásticos usados anualmente.
Desses sacos em plástico normalmente feitos em polietileno, apenas 1% é reciclado.
Os restantes 99% são simplesmente descartados, deitados ao lixo, num total de 100 milhões de toneladas. Desses 100 milhões de toneladas, cerca de 10% acabam no oceano Atlântico.
Considerando que a vida útil de um saco plástico é de apenas 12 minutos e que a sua vida total se pode estender a cerca de 1.000 anos, estamos a deixar faturas gigantescas para as gerações futuras pagarem.
Estima-se que em 2050, existirá mais plástico do que peixes nos oceanos (medindo por peso).
The World Counts
O impacto ambiental não se limita ao lixo produzido mas também aos recursos naturais consumidos no fabrico dos sacos de plástico!
Cada tonelada de sacos plásticos reciclados poupa a energia equivalente a 11 barris de petróleo, pelo que 100 milhões de toneladas de sacos de plástico reciclados representaria a 1,1 biliões de barris de petróleo poupados por ano.
Ao somar a isto, não é demais pensar ainda nos recursos utilizados para a recolha do próprio lixo plástico que geramos diariamente.
O impacto ambiental nos seres vivos e nos complexos sistemas biológicos
Além do impacto sentido no consumo de recursos, o próprio impacto nos seres vivos e nos ciclos naturais de vida é de relevância e infelizmente, os dados não poderiam ser mais desanimadores.
De acordo com a organização ambiental Earth.org, os cerca de 100.000 animais encontrados mortos devido a complicações com plásticos são apenas a ponta do iceberg, estimando-se que esse número seja até 100x superior.
Solução? Sacos ecológicos e responsáveis!
Existem muitas opções de sacos ecologicamente mais responsáveis do que os sacos plásticos e neste blog vamos falar sobre todos eles!
De todas as opções, os sacos reciclados, sacos de papel e os sacos de materiais abundantes como tecidos são as melhores opções.
Sacos de Papel, Sacos de Tecido, Sacos de TNT, Sacos de Ráfia, Sacos de Organza, Sacos Ecológicos, Sacos de Algodão, Sacos de Linho, Sacos de Plástico Reciclado, Sacos de Malha RPET, Sacos Reciclados, Sacos de Cortiça.