Sacos Amigos da Natureza – EcoSacos

lixeira repleta de sacos de plastico

Preservar a natureza é investir no futuro!

José Aloísio Portes

Sou a Olivia e dediquei-me a fazer este blog para chamar a atenção para um problema que existe na sociedade:

O uso generalizado de plástico e em particular de sacos e embalagens de plástico está a ter um impacto incrivelmente negativo no nosso ambiente.

Para que possamos realmente entender este impacto negativo precisamos de informação e para que possamos substituir o uso dos sacos de plástico, precisamos de alternativas.

Impacto ambiental do uso de sacos de plástico

De acordo com a World Counts em todo o mundo, são usados mais de 160.000 sacos plásticos por segundo, o que ultrapassa os 5 triliões de sacos plásticos usados anualmente.

Desses sacos em plástico normalmente feitos em polietileno, apenas 1% é reciclado.

Os restantes 99% são simplesmente descartados, deitados ao lixo, num total de 100 milhões de toneladas. Desses 100 milhões de toneladas, cerca de 10% acabam no oceano Atlântico.

Considerando que a vida útil de um saco plástico é de apenas 12 minutos e que a sua vida total se pode estender a cerca de 1.000 anos, estamos a deixar faturas gigantescas para as gerações futuras pagarem.

Estima-se que em 2050, existirá mais plástico do que peixes nos oceanos (medindo por peso).

The World Counts

O impacto ambiental não se limita ao lixo produzido mas também aos recursos naturais consumidos no fabrico dos sacos de plástico!

Cada tonelada de sacos plásticos reciclados poupa a energia equivalente a 11 barris de petróleo, pelo que 100 milhões de toneladas de sacos de plástico reciclados representaria a 1,1 biliões de barris de petróleo poupados por ano.

Ao somar a isto, não é demais pensar ainda nos recursos utilizados para a recolha do próprio lixo plástico que geramos diariamente.

O impacto ambiental nos seres vivos e nos complexos sistemas biológicos

Além do impacto sentido no consumo de recursos, o próprio impacto nos seres vivos e nos ciclos naturais de vida é de relevância e infelizmente, os dados não poderiam ser mais desanimadores.

De acordo com a organização ambiental Earth.org, os cerca de 100.000 animais encontrados mortos devido a complicações com plásticos são apenas a ponta do iceberg, estimando-se que esse número seja até 100x superior.

Solução? Sacos ecológicos e responsáveis!

Existem muitas opções de sacos ecologicamente mais responsáveis do que os sacos plásticos e neste blog vamos falar sobre todos eles!

De todas as opções, os sacos reciclados, sacos de papel e os sacos de materiais abundantes como tecidos são as melhores opções.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.