Os sacos de ráfia eram geralmente mais utilizados como sacos para embalagem e armazenamento de matérias primas, incluindo alimentos e até carvão.
Hoje em dia e devido a uma maior consciência ecológica, a ráfia começa a ser uma opção para fazer sacos de utilização diária e até mesmo como material de fabrico para artigos de moda.
A ráfia como alternativa ao plástico e papel
Se procura uma alternativa mais ecológica e sustentável aos tradicionais sacos de plástico ou aos sacos papel, os sacos de ráfia podem ser uma boa escolha.
Primeiro, é necessário perceber como surge a ráfia.
A ráfia é a fibra têxtil de um tipo de palmeira que cresce naturalmente na África, Madagáscar e Sudeste Asiático.
As folhas da árvore de ráfia são usadas para fazer uma variedade de produtos, incluindo cestas, esteiras, cordas e tecidos.
Os sacos de ráfia são feitos a partir das fibras da planta de ráfia, o que os torna ecológicos e biodegradáveis.
Além disso, a ráfia é um recurso renovável podem ser reutilizada de várias formas (apesar de isso nem sempre acontecer), por isso é considerado sustentável.
Existem desvantagens para os sacos de ráfia?
A principal desvantagem destes sacos é são mais caros do que os sacos de plástico ou de papel.
No geral, porém, os sacos de ráfia são uma boa alternativa ecológica e sustentável aos tradicionais sacos de plástico ou papel.
A ráfia pode ser reciclada?
A ráfia natural pode ser reciclada e reaproveitada por várias vezes e transformada noutros produtos de ráfia, dependendo claro do seu estado de conservação.
A ráfia sintética (feita à base de um polipropileno) é mais difícil de reciclar.
Se a ráfia tiver sido impregnada com muito corante sintético ou metálico, será mais difícil reciclar.
Outra preocupação tem que ver com o plantio excessivo de palmeiras de ráfia, mas à semelhança do que acontece com outros plantios, os principais países exportadores de ráfia tem legislação em vigor para impedir a massificação deste plantio.
A ráfia sintética é uma escolha ecológica?
Não, a ráfia sintética não é ecológica e muito menos sustentável.
O processo de fabrico causa danos ao meio ambiente.
Os próprios materiais utilizados para o fabrico da ráfia sintética não são sustentáveis nem amigos do ambiente, visto serem maioritariamente feitos de nylon ou polipropileno.
Algumas ráfias sintéticas podem ser recicladas dependendo de como são tratadas, o que é bom.
Ainda assim e como em muitos outros processos de reciclagem, é utilizada muita energia na reciclagem, e quanto mais tratada, mais energia é necessária para transformar a ráfia sintética em algo que possa ser novamente aproveitado.
A ráfia natural pode servir aos mesmos propósitos que a ráfia sintética, por isso é preferível seguir o caminho natural sempre que possível.
Para finalizar:
Os sacos de ráfia são uma excelente opção para substituir todo o tipo de sacos de plástico e de papel, sendo uma opção ecologicamente responsável e sustentável.