A lavagem de roupa é uma atividade que consome tempo e energia e que contribui para as emissões de CO2 do ambiente.
Eis o que a lavagem de roupa faz ao ambiente:
Os produtos químicos dos líquidos (detergentes/amaciadores) utilizados na lavagem da roupa são libertados no ambiente sob a forma de águas residuais, afetando grandemente os ecossistemas.
Os fosfatos presentes nos detergentes podem contaminar a água doce e causar danos aos seres humanos.
700.000 fibras micro plásticas são libertadas no oceano, de cada vez que se lava a roupa, causando danos à vida marinha.
Um ciclo normal na máquina de lavar roupa consome normalmente até 30 galões de água, que depois se convertem em águas residuais.
As lavagens a alta temperatura podem provocar um aumento das emissões de CO2 de 1,2 a 14,9 libras por carga de roupa.
Eis algumas das coisas que podemos fazer para ter um funcionamento mais sustentável das nossas lavandarias:
Lavar apenas quando é necessário: Reduzam o número de cargas que fazem por semana e lavem apenas quando for absolutamente necessário. Isto pode ser feito usando as roupas de exterior mais do que uma vez. Ao fazer isso, poupam muita energia, água e dinheiro!
Lavar em ciclos mais frios: Sabiam que cerca de 90% da energia utilizada na máquina de lavar roupa é utilizada para aquecer a água para as lavagens a quente? Lavar num ciclo mais frio reduz completamente a energia necessária para aquecer a água!
Utilizar detergentes ecológicos para a roupa: Os detergentes convencionais podem conter ingredientes nocivos (fosfatos) que não são bons para a pele e podem afetar negativamente os ecossistemas aquáticos e a vida marinha.
Procurar detergentes biodegradáveis, sem fosfatos e produtos à base de plantas. Estes indicam que são amigos do ambiente e que são bons para a pele.
Além disso, porque não optar por detergentes concentrados?
Têm embalagens reduzidas e reduzem a pegada de carbono.
Também podem fazer o vosso próprio detergente caseiro! Que melhor maneira de lavar a roupa de forma ecológica do que com detergente caseiro?
Lavar à mão: A forma antiga de lavar a roupa significa um menor consumo de água e energia! Sim, pode ser demorado, mas é um bom exercício.
Secagem natural ao ar livre: A secagem na máquina de secar roupa contribui para 75% da pegada de carbono.
A secagem natural não consome qualquer energia, por isso, se estiver um belo dia de sol, é aproveitar ao máximo e secar a roupa ao ar livre, se não, seque-se em casa.
Utilizem a máquina de secar apenas quando precisarem de usar a roupa imediatamente.
Utilizar serviços de lavandaria: Parece um pouco invulgar, mas as máquinas de lavar e secar roupa comerciais são cada vez mais avançadas e tendem a ser mais eficientes do que as versões domésticas, porque são maiores e podem levar mais kgs.
Isto significa reduzir o número de cargas, o consumo de energia e de água que utilizaria em casa.
É isto! Espero que seja útil!
Bjs, Olivia